Reflexo das características do conselho de administração no endividamento de companhias abertas no Brasil

Autores

  • Amanda Santos Lima da Cunha Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Brasil Cidade Universitária, João Pessoa – PB – Brasil, 58051-900.
  • Orleans Silva Martins Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Brasil Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) Cidade Universitária, João Pessoa – PB – Brasil, 58051-900.

DOI:

https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v2i1.5

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Conselho de Administração, Endividamento

Resumo

RESUMO


Este estudo teve o objetivo de identificar o reflexo das características dos Conselhos de Administração sobre a estrutura de endividamento das companhias abertas integrantes do Índice Brasil (IBrX) entre os anos de 2008 e 2012. Com base em uma revisão de literatura acerca da estrutura de capital e endividamento das empresas, do Conselho de Administração (CA) e sobre estudos assemelhados a esses temas, foi realizado um estudo com os dados dessas empresas coletados a partir de seus Formulários de Referência e do banco de dados da Economatica. No total, foram analisadas 483 observações anuais por meio de um painel de dados com a utilização de modelos de regressão multivariada. Seus principais resultados indicaram que as variáveis “idade dos membros”, “independência do presidente do conselho”, “número de membros” e “número de conselheiros indicados pelos minoritários” são fatores determinantes da estrutura de capital das empresas, influenciando de forma negativa seu nível de endividamento. Essas evidências ratificam a literatura existente relacionada à relevância do Conselho de Administração no processo de gestão de uma companhia.


Palavras-chave: Governança Corporativa. Conselho de Administração. Endividamento.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Santos Lima da Cunha, A. ., & Silva Martins, O. . (2021). Reflexo das características do conselho de administração no endividamento de companhias abertas no Brasil. RGC - Revista De Governança Corporativa, 2(1). https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v2i1.5

Edição

Seção

Artigos