A relação entre práticas e princípios de governança corporativa em uma cooperativa creditícia

Autores

  • Rafael Henrique Lenhardt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Noroeste do Estado Rio Grande Do Sul - UNIJUI
  • Patricia Kischner
  • Daniel knebel Baggio
  • David Basso

DOI:

https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v7i.71

Palavras-chave:

Governança corporativa, conflitos de agência, cooperativas de crédito

Resumo

objetivou-se neste estudo avaliar como a governança corporativa pode contribuir para mitigar os conflitos de agência em uma organização cooperativa crédito.  Para tanto, utilizou-se como caminho metodológico uma pesquisa aplicada, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Os resultados apontam que as práticas adotadas pela cooperativa em análise estão em conformidade com os princípios básicos de governança, visto que a organização dispõe de controles internos eficazes, adequação dos serviços prestados e supervisão externa das ações realizadas, mitigando assim, os conflitos de agência entre principais e agentes. Conclui-se com a pesquisa que mesmo a cooperativa não dispondo de uma área interna responsável pela sua Governança Corporativa, as ações desenvolvidas estão em conformidade com os Princípios de Governança Corporativa descrito pelo IBGC. Desse modo, evidencia-se que as ações implantadas pela entidade contribuem para mitigar os conflitos de agência na instituição.

 

Biografia do Autor

Rafael Henrique Lenhardt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Noroeste do Estado Rio Grande Do Sul - UNIJUI

Mestranda em Desenvolvimento Regional Da Universidade Regional Do Estado do Rio Grande Do Sul - UNIJUI.

 

Referências

Arruda, G. S.D., Madruga, S. R., & de Freitas Junior, N. I. (2008). A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria. Revista de Administração da UFSM, 1(1).

Bernardino, F. F. M., Peixoto, F. M., & do Nascimento Ferreira, R. (2014). Governança corporativa e valor da firma: um estudo de empresas brasileiras do setor elétrico. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 13(2), 185-202.

Costa, E. G., & Melo, A. A. D. O. (2017). GOVERNANÇA CORPORATIVA: CONFLITOS DE AGÊNCIA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO MINEIRAS. Gestão & Planejamento-G&P, 18.

CVM. (2002) Recomendações da CVM sobre governança corporativa. Cvm, p. 11.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.

IBGC. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. [s.l: s.n.].

Jensen, M. C., & Meckling, W. H. (2008). Teoria da firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. Revista de Administração de Empresas, 48(2), 87-125.

Lima, R. E. D., Araújo, M. B. V.D, & Amaral, H. F. (2008). Conflito de agência: um estudo comparativo dos aspectos inerentes a empresas tradicionais e cooperativas de crédito. Revista de Contabilidade e Organizações, 2(4), 148-157.

Nascimento, A. M., Bianchi, M., & Terra, P. R. S. (2007). A controladoria como um mecanismo interno de Governança Corporativa: evidências de uma Survey comparativa entre empresas de capital brasileiro e norte-americano. ABCustos, 2(2).

Nassiff, E., & de Souza, C. L. (2013). Conflitos de agência e governança corporativa. Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA. ISSN 1414-7394, 7(1).

Sousa Neto, J. A.D., & dos Reis, D. A. (2015). Os Impactos da Governança Corporativa na Cooperativa de Crédito Sicoob Credivar. Revista Gestão & Tecnologia, 15(2), 211-234.

Ramos, G. M., & Martinez, A. L. (2006). Governança corporativa. Revista Contemporânea de Contabilidade, 3(6), 143-164.

Rodrigues, R. L. Teoria de Agência, governança corporativa e política de dividendos: evidências nas empresas brasileiras de capital aberto (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Saito, R., & Silveira, A. D. M. D. (2008). Governança corporativa: custos de agência e estrutura de propriedade. Revista de Administração de Empresas, 48(2), 79-86.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae (2014). Cooperativa Financeira.

SILVA, P.L.P.C.D. (2018). Governança Corporativa: práticas para mitigar os conflitos de agência em cooperativas de crédito plenas do RS. Sescoop/RS.

Silveira, A. D. M. D. (2002). Governança corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Sonza, I. B., & de Oliveira Kloeckner, G. (2014). A governança corporativa influencia a eficiência das empresas Brasileiras?. Revista Contabilidade & Finanças, 25(65), 145-160.

VENTURA, E. C. F., Fontes Filho, J. R., & Soares, M. M. (2009). Governança cooperativa: diretrizes e mecanismos para fortalecimento da governança em cooperativas de crédito. Brasília: Bcb.

VERGARA, S. C. (2005). Análise de conteúdo. VERGARA, SC Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 15-24.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Henrique Lenhardt, R., Patricia Kischner, Daniel knebel Baggio, & David Basso. (2020). A relação entre práticas e princípios de governança corporativa em uma cooperativa creditícia. RGC - Revista De Governança Corporativa, 7, e071. https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v7i.71

Edição

Seção

Artigos